segunda-feira, 14 de setembro de 2009

CONCLUSÃO

Petróleo

Sua utilidade é indiscutível já que está presente nos mais variados produtos como combustível,garrafas, ou ate mesmo tecido, ele passa por um enorme trajeto. Esse trajeto envolve inúmeros profissionais ligados a áreas como prospecção, refino e mais trabalhadores do setor terciário.Isso mostra claramente a dependência atual do mundo ao petróleo.

O problema dessa dependência esta na falta de novas formas de energia para substituir o petróleo e toda sua gama de produtos. As fontes mais cotadas como etanol, biodiesel, energia eólica, solar ou hidrogênio, demonstram toda sua "fragilidade" e pouca diversidade quando comparadas ao petróleo .

Ainda vivemos a "era do petróleo" mas dois fatos levam-nos a questionar sua durabilidade. O primeiro deles diz respeito a possibilidade cada vez mais presente das fontes naturais se esgotarem brevemente. O segundo se relaciona com o uso indiscriminado e desregrado do petróleo, ocasionando gravíssimos problemas ambientais, com uma poluição crescente que ameaça toda a humanidade.


Nosso Planeta prescinde de uma fonte energética que seja renovável, economicamente eficiente e ambientalmente benigna. A energia solar, por atender todos estes requisitos talvez seja a solução, mas até lá espera-se que a humanidade tenha aprendido a utilizar melhor e mais equilibradamente as dádivas que a natureza lhe oferece.

Pré-Sal

Não existindo as premissa de risco exploratório significativo nem incapacidade de financiamento e, considerando o novo patamar das reservas brasileiras; concluí-se necessário restaurar os direitos de propriedade do Estado brasileiro sobre o petróleo e o gás produzidos no Pré-sal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário