terça-feira, 15 de setembro de 2009

INTRODUÇÃO



O objetivo deste seminário é apresentar ao leitor, informações tanto na geografia, quanto na química e na história sobre o petróleo.
A sociedade atual ou sociedade da informação é extremamente dependente da utilização de petróleo para o seu desenvolvimento.
Como trata-se de um combustível fóssil e portanto, de uma fonte de energia não-renovável, suas reservas estão sendo esgotadas gradativamente.
Apesar dos sérios impactos causados ao meio ambiente, sua alta viabilidade econômica faz com que ele continue sendo explorado.
Após a quebra do monopólio da PETROBRÁS surgiram diversos novos "players" atuando na exploração. Criou-se então, em 1998, Agência Nacional do Petróleo, que através do Ministério de Minas e Energia regulamenta todas as atividades de exploração, refino, armazenagem, transporte e consumo de petróleo. Vai ressaltar um pouco também do pré-sal que instiga várias indagações que somente serão respondidas na medida em que esse novo campo de exploração for devidamente conhecido. Até lá, espera-se que o governo brasileiro tenha condições de traçar as políticas que definam a exploração dessa nova fonte de energia. Enquanto isso, são várias as especulações sobre como a exploração da camada pré-sal poderá modificar a economia e a sociedade brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário