terça-feira, 15 de setembro de 2009

O PETRÓLEO NA GEOGRAFIA.

O que é o Petróleo?

O petróleo é uma substância oleosa, inflamável, menos densa que a água, com cheiro característico e de cor variando entre o negro e o castanho escuro.

Geologia

Torre de petróleo.



O petróleo está associado a grandes estruturas que comunicam a crosta e o manto da terra, sobretudo nos limites entre placas tectônicas.
O petróleo e gás natural são encontrados tanto em terra quanto no mar, principalmente nas bacias sedimentares (onde se encontram meios mais porosos - reservatórios), mas também em rochas do embasamento cristalino.
Os hidrocarbonetos, portanto, ocupam espaços porosos nas rochas, sejam eles entre grãos ou fraturas. São efetuados estudos das potencialidades das estruturas acumuladoras (armadilhas ou trapas), principalmente através de sísmica que é o principal método geofísico para a pesquisa dos hidrocarbonetos.
Durante a perfuração de um poço, as rochas atravessadas são descritas, pesquisando-se a ocorrência de indícios de hidrocarbonetos. Logo após a perfuração são investigadas as propriedades radioativas, elétricas, magnéticas e elásticas das rochas da parede do poço através de ferramentas especiais (perfilagem) as quais também permitem ler as propriedades físicas das rochas, identificar e avaliar a ocorrência de hidrocarbonetos.

Questões políticas e econômicas.

Sendo a principal matéria-prima energética e industrial do planeta, uma riqueza distribuída de forma desigual entre os países e um recurso não-renovável, o petróleo se tornou provavelmente a mais importante substância negociada entre países e corporações, e tem sido, a partir do século XX, um fator político importante e causador de crises entre governos, levando explícita ou, na maior parte dos casos, implicitamente a guerras, massacres e extermínios.

Lula repetindo o que a anos Getúlio Vargas fez antes de criar a Petrobras (sujou as mãos de petróleo).


Entre os eventos históricos mais importantes que podem ser diretamente ou parcialmente ligados ao petróleo estão:
-A crise do petroleiro na década de 1980
-A Primeira Guerra do Golfo
-Diferentes guerras entre os países árabes, inclusive a Guerra Irã-Iraque
-A luta pela independência da Chechênia
- Guerra Iraque
-Estados Unidos (Invasão do Iraque)

A exploração do petróleo.

É encontrado em bacias sedimentares, depressões na superfície da Terra que foram ao longo de bilhões de anos, preenchidas pelas rochas sedimentares.A existência de acumulações exploráveis comercialmente depende de características do agrupamento de rochas sedimentares específicas no subsolo das bacias. As rochas são reservatórios possuindo poros onde ficam armazenados o petróleo e não tem como escapar.Para explorar o petróleo, é necessário o emprego de métodos geofísicos, de mapeamento do subsolo para estimar a presença do óleo. Dentre esses métodos destacamos o aerofotogramétrico, terremoto artificial e imagens de satélite. Depois, fura-se o primeiro poço para testar se existe realmente a acumulação. Em sendo confirmado, são feitos outros poços para verificar a extensão e profundidade da jazida. O problema maior da exploração de jazidas é que no início, não se tem certeza da presença de óleo e o risco e custo são altos, consumindo grande parte dos recursos de exploração. Para isso vários testes são realizados.

Vantagens:
- O seu baixo custo, relativamente a outros recursos energéticos- Ser um líquido, o que permite mais facilidades ao nível do seu transporte, em comparação com o carvão.
- A possibilidade de fazer muitos produtos derivados do petróleo.
- A sua enorme densidade energética

Desvantagens:
- A sua lenta renovação, levando ao seu esgotamento a médio prazo
- Ser muito poluente
- O facto do mundo estar dependente do petróleo, devido às suas imensas utilizações
- Risco de acidentes, aquando do transporte do petróleo (ver acidentes petrolíferos ou a pag 4 da edição impressa)


O Refino do Petróleo




Apesar da separação da água, óleo, gás e sólidos Produzidos, ocorrer em estações ou na própria unidade de produção, é necessário o processamento e refino da mistura de hidrocarbonetos Proveniente da rocha reservatório, para um Obtenção dos componentes que serão utilizados nas mais diversas aplicações (combustíveis, lubrificantes, plásticos, fertilizantes, medicamentos, tintas, tecidos, etc.). As técnicas mais utilizadas de refino são: (I: Destilação, II: craqueamento térmico III- Alquilação e IV craqueamento catalítico).

O transporte



Plataforma de petróleo e navio petroleiro.





O petróleo e seus derivados podem ser transportados por navios, ou dutos. Os navios são operados pela Frota Nacional de Petroleiros (FRONAPE), unidade da PETROBRAS para outros países e na própria costa brasileira.

Maiores exportadores de petróleo

Arábia Saudita
Rússia
Noruega
Irã
Emirados Árabes Unidos
Venezuela
Kuwait
Nigéria
Argélia
México
Líbia
Iraque
Argélia
Cazaquistão
Canadá


Maiores importadores de petróleo


Estados Unidos
Japão
República Popular da China
Alemanha
Coreia do Sul
França
Índia
Itália
Espanha
Taiwan
Países Baixos
Singapura
Tailândia
Turquia
Bélgica

Nenhum comentário:

Postar um comentário