terça-feira, 15 de setembro de 2009

O PETRÓLEO NA QUÍMICA.

O petróleo é menos denso que a água do mar, juntos formam uma mistura heterogênea, sozinho o petróleo não é uma substância nem simples nem composta, por que é uma mistura, e para a substância ser simples ou composta ela tem que ser antes pura, sendo assim o petróleo é uma mistura homogênea.

Os principais constituintes do petróleo são os Hidrocarbonetos. Só que o petróleo tem algumas impurezas, o petróleo também tem enxofre, oxigênio, nitrogênio e alguns compostos metálicos, por ele ser uma mistura sua composição não é fixa, é variável. Como a mistura é homogênea, faz um processo de destilação fracionada. A depender da temperatura o petróleo da várias frações, vários derivados como a gasolina, a parafina, gás natural, GLP, produtos asfálticos, nafta petroquímica, querosene, solventes, óleos combustíveis, óleos lubrificantes, óleo diesel e combustível de aviação. No ponto de vista comercial o principal derivado é a gasolina.

Torre de Fracionamento

- Cracking ou Craqueamento catalítico do Petróleo.

A porcentagem de gasolina no petróleo varia de acordo com a sua procedência, mas em média é de 10%.Para aumentar a quantidade em gasolina, utiliza-se um processo chamado cracking, que consiste em quebrar as moléculas maiores. Isto é feito com o aquecimento das frações mais pesadas que a gasolina na presença de catalisadores, para obter hidrocarbonetos de cadeias menores.
Exemplo:



A Hidrogenação do Octeno produz octano.

Reação de Isomerização

Os alcanos de cadeia normal, por aquecimento com catalisador, transformam-se em alcano isômeros de cadeia ramificada.



Reforma Catalítica

Os alcanos, por aquecimento com catalisador, transformam-se em hidrocarbonetos aromáticos e liberam 4H2.

Os petróleos classificam-se: Parafínicos, aromáticos e naftênicos.
Os de base naftênica tem como resíduos uma substância cerácea contendo principalmente membros da série parafínica. Os de base naftênica apresentam resíduo asfáltico e os aromáticos apresentam derivados da cadeia de benzeno.

Tipos de petróleo:

- Petróleo Brent: petróleo produzido na região do Mar do Norte, provenientes dos sistemas de exploração petrolífera de Brent e Ninian. É o petróleo na sua forma bruta (crú) sem passar pelo sistema de refino.
- Petróleo Light: petróleo leve, sem impurezas, que já passou pelo sistema de refino.
- Petróleo Naftênico: petróleo com grande quantidade de hidrocarbonetos naftênicos.
- Petróleo Parafínico: petróleo com grande concentração de hidrocarnonetos parafínicos.
- Petróleo Aromático: com grande concentração de hidrocarbonetos aromáticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário